Notícias

Empreendedoras compartilham na CIC suas histórias de sucesso

Conselho da Empresária

Publicado em 30/03/2017

14º Encontro da Mulher Empreendedora revelou trajetórias de Nilza, Marilene, Vania e Marta - Foto: Giovana Schmitt/CIC
14º Encontro da Mulher Empreendedora revelou trajetórias de Nilza, Marilene, Vania e Marta - Foto: Giovana Schmitt/CIC

Cerca de 200 pessoas prestigiaram na noite desta quarta-feira (29) a realização do 14º Encontro da Mulher Empreendedora, promovido pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Como nas edições anteriores, um painel formado por quatro mulheres abordou o empreendedorismo feminino nos segmentos indústria, comércio, serviços e educação. Nilza Faé, da Faé Matrizes, Marilene Dotti Sartori, da loja Branca Rosa, Marta Michelon, da empresa Marta Michelon Eventos, e a professora doutora Vania Heredia, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul, contaram sobre suas trajetórias pessoais e profissionais, como venceram as dificuldades e alcançaram o sucesso em seus empreendimentos e atividades.

O Conselho da Empresária homenageou as painelistas com uma obra de arte criada pela artista plástica Elisa Zaterra, entregues pela vice-presidente de Serviços da CIC, Shirlei Omizzolo, e pela presidente do Conselho da Empresária, Zeli Dambros. Ao se pronunciar, Zeli enalteceu a importância desta décima quarta edição do evento por fazer parte das comemorações do aniversário de 20 anos de fundação do Conselho da Empresária. Ela também destacou o papel da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, onde a presença feminina é marcante. O encontro foi mediado pela integrante do Conselho da Empresária Grasiela Tesser.

Foram patrocinadores do evento as empresas Differenza Espaço de Beleza, DRSUL Veículos, Ouro Branco Noivas e Festas, Escola de Educação Infantil Tre Bambine, Unicred Integração e Vivelle Móveis e Decorações. Apoio de Doce Sensação, FW Flores e Decorações, Harpia Drinks, Maria Santa Acessórios, Monte Paschoal, Pró-Aquasul Vivenso e Sebrae Rio Grande do Sul.

HOMENAGEADAS

Segmento Indústria: Nilza Faé - Sempre auxiliou o marido, João Guilherme Faé, nas decisões da empresa, a Matrizes Faé, atuando como sua companheira nas lutas diárias. Acompanhava-o nas viagens em busca de novos clientes, levando os filhos pequenos. Uma de suas maiores alegrias é acompanhar a família. Seu filho Leandro Faé levou adiante a empresa e deu continuidade ao projeto de vida do casal.

Segmento Comércio: Marilene Bianca Dotti Sartori – Diretora da Branca Rosa, Bianca, como é mais conhecida, é graduada em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul. Sua paixão pela moda acompanhou sua formação, e desde 1991 está à frente da Dottfini Indústria e Comércio e da loja Branca Rosa. É membro do Comtur, diretora do Sindilojas Caxias e foi voluntária da Apae. Em seus 25 anos de atuação na área da moda, participou de diversas feiras nacionais e internacionais.

Segmento Serviços: Marta Michelon – Estudou na escola da Linha 40 e cursou Magistério no Colégio São José, tornando-se professora primária na instituição. Graduada em Psicologia, com especialização em Psicanálise, atualmente comanda a empresa Marta Michelon Eventos, no mercado há 20 anos. É conselheira e ex-presidente do Conselho da Empresaria da CIC e ex-presidente da Confraria do Espumante de Caxias do Sul.

Segmento Cultura: Vania Herédia – É mestre em Filosofia pela PUC e doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova. Tem vasta experiência de pesquisa em migrações contemporâneas e históricas, envelhecimento humano, história regional e história de empresas. É autora de vários livros e artigos científicos sobre história de empresas, da cidade e da indústria, incluindo a CIC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC