Notícias

Em audiência com Henrique Meirelles, CIC e Simecs sugerem medidas para retomada da economia

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 24/03/2017

Lideranças empresariais foram recebidas em Brasília e apresentaram demandas ao ministro Meirelles - Foto: Dione Senna/Divulgação
Lideranças empresariais foram recebidas em Brasília e apresentaram demandas ao ministro Meirelles - Foto: Dione Senna/Divulgação

Redução continuada da taxa de juros, atenção ao câmbio para assegurar a competitividade internacional, flexibilização e acesso ao crédito, retorno do Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para Empresas Exportadoras) e do Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional) foram algumas das medidas solicitadas pelas lideranças da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante audiência de mais de uma hora em Brasília nesta sexta-feira (24). Pela CIC, fizeram parte da comitiva o presidente, Nelson Sbabo, e o diretor de Economia, Finanças e Estatística, Astor Schmitt; e pelo Simecs, o presidente, Reomar Slaviero, e o diretor Getúlio Fonseca, acompanhados pelo deputado federal Mauro Pereira.  

Um documento com uma lista de sugestões foi entregue pelo presidente da CIC ao ministro, pedindo que o governo federal ouça e considere as demandas apresentadas pela classe empresarial. O presidente da CIC avaliou como positivo o encontro. “O ministro Henrique Meirelles tomou ciência e respondeu uma a uma as medidas que nós sugerimos, comprometendo-se a resolver aquelas que são da alçada do Ministério da Fazenda e a encaminhar as demais que são de órgãos como o Banco Central e BNDES”, disse Nelson Sbabo.

De acordo com o presidente da entidade, as sugestões visam à retomada econômica, à rápida volta da geração de empregos e à continuidade de um processo de crescimento sustentável. Alguns indicadores sobre a realidade econômica atual do município também foram mostrados ao ministro Henrique Meirelles. O Simecs também entregou um documento com pleitos do setor.

A comitiva também manteve um encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em que manifestou preocupação com os impactos na cadeia do agronegócio após a Operação Carne Fraca.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens