Notícias

Economia de Caxias do Sul encerra 2016 com queda de 11,5%

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 31/01/2017

Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nesta terça-feira - Foto: Patrícia Janczak
Números da atividade econômica no ano passado foram divulgados nesta terça-feira - Foto: Patrícia Janczak

Apesar de ter havido recuperação em relação a 2015, quando a economia de Caxias do Sul apresentou queda de 18,7%, a atividade econômica do município sofreu uma retração de 11,5% em 2016, confirmando as projeções da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de mais um ano de desempenho negativo. Indústria, com queda de 13,4%, e comércio, com menos 11%, registraram as maiores retrações. O segmento de serviços fechou com uma redução de 8,2% ao final dos 12 meses. É o terceiro ano consecutivo em que a economia caxiense fecha no vermelho, conforme os números divulgados nesta terça-feira (31), na CIC, pelas duas entidades empresariais.

Para o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, apesar dos números ainda negativos, a expectativa é de que a economia caxiense comece a reagir, embora de forma lenta, ao longo dos próximos meses. Segundo ele, o primeiro semestre ainda será de dificuldades, mas tudo leva a crer que a esperada retomada econômica terá início ainda em 2017.

De acordo com o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, a indústria de Caxias do Sul foi mais atingida pela crise do que a indústria gaúcha, que encerrou o ano com 5,9% de retração. Mas também concorda que o pior já passou. Em dezembro, por exemplo, a economia cresceu 5,4%, puxada principalmente pelos Serviços e Comércio, que registraram alta de 9,4% e 6,9%, respectivamente.

O estudo da CIC mostra que todos os componentes do Índice do Desempenho Industrial, que ocasionaram os 13,4% de queda do setor, como utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras e vendas industriais e massa salarial, registraram desempenhos negativos em 2016. Só para se ter ideia, as horas trabalhadas tiveram redução de 32,9% no ano passado. As vendas industriais apresentaram índice negativo acima de 18%.

Empregos - O ano se encerrou com um total de 158.523 postos de trabalho em Caxias do Sul, com a perda de 7.037 vagas, 4,3% a menos em 2016 na comparação com 2015. A indústria foi o setor com pior desempenho, com queda de 7% no volume de empregos. Nos últimos três anos, foram fechados cerca de 25 mil postos de trabalho em Caxias do Sul.

Comércio internacional - Outro dado apresentado pela CIC foi o desempenho das exportações e importações do município. As exportações caíram 2% e as importações, 31,5% em 2016. Esse desempenho fez com que o saldo da balança comercial caxiense registrasse um crescimento de 17% no ano passado. Em 2016, os principais destinos das exportações caxienses foram Argentina, Chile e Estados Unidos. E os principais países de origem das importações foram China, Itália e Alemanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download