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Iniciativas da entidade reforçam seu papel de representante da classe empresarial e indutora do desenvolvimento

Gerais

Publicado em 22/12/2016

No ano de seu 115º aniversário de fundação, CIC confirma compromisso com Caxias do Sul e Região - Foto: Marcos Corrêa/PR
No ano de seu 115º aniversário de fundação, CIC confirma compromisso com Caxias do Sul e Região - Foto: Marcos Corrêa/PR

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), com 115 anos de fundação, se tornou uma das maiores entidades da classe empresarial do Sul País. Guarda-chuva de 23 sindicatos patronais, representa aproximadamente 25 mil empresas de diversos setores e de todos os portes.

A atual estrutura da CIC reforça o caráter representativo da classe produtiva e reflete o pensamento estratégico de atuar em favor do desenvolvimento econômico e social em toda Serra Gaúcha. Conta com 18 diretorias departamentais, além de um departamento de jovens empresários e um conselho voltado para a mulher empresária.

Atualmente presidida por Nelson Sbabo, tendo Carlos Zignani na vice-presidência de Indústria, Ivanir Gasparin na vice-presidência de Comércio, e Shirlei Omizzolo na vice-presidência de Serviços, a entidade chega ao final de 2016 - depois de um ano de desafios e muito trabalho de parte de suas lideranças e de seus diretores - contabilizando muitas conquistas. Dentro todas, destaque para uma importante iniciativa, realizada em 24 de agosto quando uma comitiva de empresários de Caxias do Sul, liderada pelo presidente Nelson Sbabo foi recebida em audiência pelo então presidente em exercício Michel Temer, em Brasília. Na audiência, os empresários apresentaram seus pleitos para revitalizar a economia brasileira e pediram agilidade nas etapas de encaminhamento do projeto de construção do aeroporto em Vila Oliva, entre outros assuntos de relevância para a infraestrutura regional e de interesse da classe empresarial. 

Confira as principais realizações da CIC em 2016:

COMERCIAL
Para a CIC, o ano de 2016 ficará marcado por inúmeras realizações, mas uma, em especial, foi bastante comemorada. Foi o ano em que inaugurou o Espaço de Capacitação Empresarial, um antigo projeto da Diretoria concretizado graças à parceria e apoio da Florense. Trata-se de um complexo com seis salas de cursos - cerca de 300 metros quadrados de área – que passou por completa remodelação e atualização dos espaços.

O portfólio de cursos também foi inovado, agregando capacitações. Na área comercial, destaque ainda para a criação do Programa Nossos Jovens, voltado para adolescentes a partir de 12 anos, filhos de empresários ou de seus funcionários e interessados, com o objetivo de desenvolver competências pessoais.

Por fim, novos convênios foram firmados com empresas parceiras, oportunizando descontos especiais aos associados da CIC.

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Responsável por pensar estrategicamente a comunicação da CIC, a Diretoria de Comunicação e Marketing celebra 2016 como o ano da grande campanha de marketing comemorativa aos 115 anos da entidade. A edição de depoimentos de ex-presidentes da CIC, com apresentação em reuniões-almoço e publicação no site da entidade, foi a ação de maior destaque das comemorações, feita com o objetivo de resgatar e preservar a memória de grandes empresários que lideraram a CIC no seu papel de indutora do desenvolvimento. Todos as grandes conquistas para Caxias do Sul e classe produtiva estão contadas nestes depoimentos, mostrando de fato qual a participação da CIC na construção do desenvolvimento da Região. A comunidade tem agora à sua disposição todo este acervo, que pode ser acessado no site da CIC e também por meio de doação feita ao Arquivo Histórico Municipal. 

Também merece destaque a parceria firmada com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Serra Gaúcha na realização de mais uma edição do Troféu ARI.

CULTURA
Cultura também é uma prerrogativa da CIC, pois a entidade entende que fomentar atividades culturais contribui para o desenvolvimento econômico e social de um povo. Nesse sentido, mantém a Diretoria de Cultura, responsável por realizar o tradicional Mês da Cultura na CIC, que já há vários anos promove eventos culturais abertos à comunidade para valorizar talentos, integrar expressões artísticas e disseminar o segmento em Caxias do Sul e Região.  

Toda a programação, neste ano, foi aberta com uma palestra que trouxe ao debate a utilização de leis de incentivo à cultura em prol da visibilidade das marcas. Já a ação “Palavra Viajante” levou citações do frei Jaime Bettega e do escritor Gilmar Marcílio por toda a cidade por meio de adesivos nos ônibus da Visate. 

Também merece menção a exposição fotográfica, realizada em parceria com o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, com trabalhos que fizeram parte do 52º Salão Internacional de Fotografia de Jaú (SP). 

Por fim, estudantes de escolas públicas participaram de uma visita guiada na CIC e a realização da palestra sobre Cultura e Educação Empreendedora com o professor e escritor Gabriel Perissé, com o tema Inteligência emocional: vínculo entre professor e aluno. 

DESENVOLVIMENTO E COMPETITIVIDADE
A CIC possui uma diretoria que tem como atribuição a orientação e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento da comunidade empresarial nos aspectos da qualidade, produtividade e competitividade. Atenta a estas demandas, a Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade representou a CIC e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) em eventos de aproximação com entidades empresariais de Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha), além de prestar atendimento a organizações da Serra Gaúcha, realizar eventos e cursos para a melhoria do Sistema de Gestão da CIC.  Nessa área são contabilizados o 22º Seminário Dia da Qualidade Caxias, quatro edições do Seminário de Boas Práticas, cinco edições do Conversando Sobre o PGQP, assessoria por meio do Balcão de Atendimento PGQP e a coordenação do processo de revisão do Planejamento Estratégico da CIC para o biênio 2016/2018. 

DIRETORIA EXECUTIVA
Regidas pelos estatutos da entidade, as atribuições da Diretoria Executiva da CIC incluem a gestão da entidade, além da representação em conselhos, comitês e comissões. Também é sua função analisar o funcionamento dos processos administrativos, observando o seu desenvolvimento e os resultados atingidos, além de observar o cumprimento do Planejamento Estratégico.

Atua principalmente na interface entre a presidência do Conselho Executivo e diretorias departamentais, conselhos, sindicatos, associados, departamentos internos e entidades independentes. Também é responsável pela integração com as novas empresas associadas, além de atuar na gestão de fornecedores. Atende às necessidades de clientes, conselhos, sindicatos, funcionários, fornecedores e comunidade, acompanha e confere a movimentação financeira da entidade, administra e coordena as operações do Instituto Ítalo Victor Bersani. Está à frente da coordenação de nove edições consecutivas da Operação Verão Rota do Sol.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A CIC, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, atua em duas frentes: responsabilidade social e defesa do meio ambiente. Na área social, o ano de 2016 foi marcado pela parceria firmada com a Universidade de Caxias do Sul com vistas à realização de levantamento estatístico que mapeie a situação de vulnerabilidade social em Caxias do Sul. Este instrumento permitirá que se atue no planejamento de ações voltadas para a população carente do município. Destaque também para a representação da entidade nos quadros do Conselho da Comunidade de Caxias do Sul.

Na área do meio ambiente, a CIC tem tido atuação decisiva nos fóruns oficiais que debatem políticas de sustentabilidade, como Conselho de Meio Ambiente da Fiergs e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, entre outros, com o intuito de analisar e melhorar a legislação ambiental municipal e estadual. O Grupo Técnico Ecoeficiência Serra Gaúcha, criado pela diretoria, participou, por exemplo, de audiência pública que tratou do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, das discussões promovidas dentro da Semana Municipal do Meio Ambiente, além de realizar visitas técnicas para conhecer cases de referência em reutilização de água, separação e destinação final de resíduos.

ENOGASTRONOMIA E POLÍTICA TURÍSTICA
Incentivar o turismo é um dos propósitos da CIC. Por isso, por meio de sua Diretoria de Enogastronomia e Política Urbana, realizou a primeira edição do Seminário de Turismo e Enogastronomia. O evento, que fez parte da programação do Dia do Vinho, conseguiu mostrar para a classe empresarial a importância do turismo na economia da cidade e da Região, além de estimular parcerias e novas oportunidades de negócios.

Como não poderia deixar de ser, participou ativamente da Semana Municipal do Turismo, evento que movimentou a cidade com a divulgação de roteiros e apresentou oportunidades de negócios voltados para o setor.

ECONOMIA, FINANÇAS E ESTATÍSTICA
A CIC, por meio da Diretoria de Economia, Finanças e Estatística, monitora mensalmente a performance da economia de Caxias, formula banco de dados econômicos e estatísticos e redige trimestralmente uma Carta Econômica, que visa balizar as empresas a respeito do comportamento da economia local, estadual, nacional e internacional. Também elabora documentos de posicionamento da CIC sobre temas de economia e desenvolvimento econômico. O exemplo mais recente foi a redação da carta ao presidente Michel Temer quando da audiência concedida à CIC em Brasília. 

Além disso, a diretoria representa a CIC no Projeto Caxias 2040, uma vez que a entidade é articuladora e defensora de seus princípios desenvolvimentistas. Há ainda a participação como representante da CIC no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul.  Estes são os principais eixos de atividades exercidas pelos diretores de Economia, Finanças e Estatística. 

SAÚDE
A CIC, por meio da Diretoria de Saúde, promoveu dois eventos com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e atuação qualificada dos profissionais da área. A primeira palestra tratou de ferramentas práticas para gestores na área da saúde; a segunda, sobre o luto.

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Com a missão de fomentar o comércio internacional, a CIC, por meio da Diretoria de Negócios Internacionais, se empenhou na realização de três edições do Comércio Exterior em Pauta, com temas pertinentes às empresas que atuam ou desejam atuar no mercado externo. Além disso, optou que no 15º Seminário de Negócios Internacionais o enfoque seria o continente africano, justamente para diversificar as alternativas de mercado para as exportações caxienses e regionais. Neste ano também houve o acompanhamento a missões de negócios provenientes da Argentina e El Salvador, que mereceram a atenção da Diretoria para fins de aproximação e oportunidades de novos negócios.

RECURSOS HUMANOS
Criada há apenas quatro anos, a Diretoria de Recursos Humanos tem como papel assessorar e dar suporte à gestão da CIC em todos os temas que digam respeito às políticas de recursos humanos, visando à qualificação e aprimoramento profissional dos funcionários da entidade.

ASSESSORIA PARA PROJETOS DE ATUAÇÃO REGIONAL
Criada na atual gestão, essa assessoria visitou todas as câmaras e associações empresariais da Região com o objetivo de abrir as portas da CIC para integrar, aproximar unir forças, trocar aprendizado e informações com as lideranças das entidades, somando os esforços em prol de melhorias para empresários e comunidades. Este trabalho resultou na associação da CIC à CICs Serra, fortalecendo os laços entre as entidades coirmãs. As visitas se iniciaram por São Marcos, Antônio Prado, Flores da Cunha, Serafina Côrrea, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Bassano, Guaporé e Frederico Westphalen, entre outras.

CIC JOVEM
Programa Miniempresa - Oportuniza que jovens do 2° ano do Ensino Médio tenham uma visão do mundo do trabalho e da forma como os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na sua carreira. Os estudantes são desafiados a criar uma miniempresa, vender ações, desenvolver seu produto e administrar o primeiro negócio.

Em 2016, o programa teve a participação de 12 escolas de rede municipal e privada de Caxias do Sul, atingindo mais de 200 alunos e 48 profissionais voluntários. Várias ações foram desenvolvidas durante o programa para a venda dos produtos criados pelos alunos, como a feira durante as reuniões-almoço da CIC, divulgações nos meios de comunicação, visita ao prefeito de Caxias do Sul, feira na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e no Shopping San Pelegrino. No término do programa foi realizada a formatura, em que as melhores miniempresas foram premiadas nas categorias Produto Inovador, Melhor Relatório, Maior Lucratividade, Produto Sustentável e Melhor Marketing.

Após o encerramento, com o valor dos impostos arrecadados com as vendas dos produtos, quatro organizações não governamentais foram beneficiadas com cestas básicas, fraldas geriátricas e produtos de limpeza. São elas: Casa Anjos Voluntários, Lar da Velhice São Francisco de Assis, Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos e Casa de Repouso Bela Vista.

Programa Empresário-Sombra Por Um Dia - Durante um dia, os jovens convivem com um profissional da área desejada do início ao final da sua jornada de trabalho, e à noite acontece a solenidade de entrega de certificados. Este programa tem por objetivo oportunizar que estudantes prestes a decidir seu futuro profissional experimentem o dia a dia de empresários da comunidade. Neste ano de 2016, o projeto envolveu cerca de 100 estudantes e 60 profissionais, entre empresários e gestores públicos.

Programa Vocação Para o Sucesso - Proporciona que alunos da Universidade de Caxias do Sul que tiveram seus trabalhos de conclusão de curso avaliados com conceito máximo possam apresentá-lo à classe empresarial e concorram a uma bolsa com desconto de 100% e quatro bolsas de 50%, para uma pós-graduação na UCS. A proposta é incentivar a continuidade dos estudos, a qualificação profissional e a colocação do novo profissional no mercado de trabalho.

Em 2016, nas duas edições do projeto, 82 alunos apresentaram seus trabalhos, sendo avaliados por 72 profissionais de diversas áreas.

CONSELHO DA MULHER
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foram homenageadas quatro mulheres empreendedoras nos segmentos da Indústria, Comércio, Serviços e Educação, que contaram suas trajetórias pessoal e profissional até chegar ao sucesso. Seus exemplos de superação serviram de estímulo para novas empreendedoras.

O Conselho trouxe renomada empreendedora para palestrar na reunião-almoço alusiva aos seus 19 anos de atuação. A vice-presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora (Ceme) da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) Yêda Fernal, falou sobre o funcionamento daquela entidade e a importância do papel da mulher nos negócios.

Foram realizadas oito edições do Café com Informação, gratuitos para associados, com público médio de 100 pessoas a cada evento. Com temas atuais e relevantes, que mereciam ser discutidos por profissionais das áreas. Serviram para conhecimentos, fortalecimento das marcas e esclarecimento de dúvidas dos mais diversos setores. 

Além disso, o Conselho preparou e apresentou uma candidata ao concurso de Glamour Girl, da Liga Feminina de Combate ao Câncer. A ideia foi estimular a adolescente a prática dos serviços sociais. Por meio de sua presidente, o Conselho participou das oito reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) convocadas no ano, oportunidades em que se posicionou sobre a importância do respeito e do reconhecimento da mulher na sociedade. 

Foi realizada uma missão com 16 Conselheiras, de diferentes segmentos, para Portugal e Espanha. Lá compartilharam informações e experiências e apresentaram a CIC e o Conselho para universidades, entidades e empreendedoras daquele país.  Mostraram o potencial empreendedor de Caxias do Sul e abriram as portas do município para os negócios. 

O Conselho ainda organizou a 12ª Noite da Salada, com a participação de 300 pessoas, evento que tem por objetivo, além da confraternização e relacionamento de pessoas das mais diferentes áreas, fomentar o empreendedorismo gastronômico. Restaurantes e doceiras puderam apresentar seus produtos para um público seleto e expor suas marcas em diversas formas de divulgação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC