Notícias

CIC comemora lei municipal que estimula geração de empregos na indústria

Gerais

Publicado em 21/12/2016

Solenidade de sanção foi testemunhada por Nelson Sbabo e demais lideranças empresariais - Foto: Ícaro de Campos
Solenidade de sanção foi testemunhada por Nelson Sbabo e demais lideranças empresariais - Foto: Ícaro de Campos

 O presidente Nelson Sbabo acompanhou solenidade em que o prefeito Alceu Barbosa Velho sancionou na tarde de terça-feira (20), a lei que cria o Setor Especial Urbano (SEU) Produtivo, no Distrito de Fazenda Souza, estimulando a geração de empregos na indústria. Além de Sbabo, acompanharam a assinatura o presidente do Conselho Superior da CIC, João Francescutti, o Sindilojas, Sadi Donazzolo, e o vice-presidente de Comércio da CIC, Ivanir Gasparin.

Alceu detalhou a lei e reforçou a importância do incentivo às indústrias, principalmente pelo período econômico que o País passa. “Convidei as entidades representativas para acompanhar essa assinatura. Era uma reivindicação da própria CIC que a gente conseguisse atrair, de alguma forma, empresas para Caxias ou, ao menos, não deixar que saíssem daqui. Demoramos algum tempo, mas encontramos uma alternativa, fruto de um estudo muito sério e aprofundado. A Matrizes Belga é o primeiro case: queria ampliar sua empresa, mas não tinha mais espaço por estar embaixo de uma rede de alta-tensão. Com terreno em São Braz, em área rural, onde poderia trazer mais empregos, desenvolvimento e impostos para Caxias, precisaríamos apenas descaracterizar uma área, passando de rural para urbana. Elaboramos, então, essa lei especial que mantém todas as exigências de sustentabilidade. Como contrapartida, a empresa irá asfaltar uma rua que abrimos na região. Vale ressaltar que esta empresa já tinha convite para se instalar em Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha”, relatou.

Para o Prefeito Alceu, o caso da empresa Belga é apenas o primeiro a se enquadrar nesta lei. “É uma lei enxuta, bem direcionada, que não deixa dúvidas para ninguém. Nosso desejo é que sirva de exemplo para outros investimentos. Essa iniciativa garantiu a geração de novos empregos diretos e indiretos. Espero que continue produzindo muito”, desejou.

O presidente da CIC, Nelson Sbabo, parabenizou o prefeito Alceu pela iniciativa. “É um prazer muito grande estar presente neste momento. Essa iniciativa tem um significado completamente diferente de tudo que as pessoas possam julgar. A indústria de matrizes de Caxias do Sul é referência no mundo todo. Como presidente da CIC, considero um reconhecimento àquelas que também estão estabelecidas e que se desenvolveram aqui. Como gestor público, temos que ter essa sensibilidade que o prefeito Alceu teve. É preciso lhe parabenizar pela iniciativa. Foi uma atitude que ajudou Caxias a continuar sendo o que sempre foi”, disse.

A lei dá outras diretrizes como o uso para fins urbanos e permissão apenas para atividade industrial. Serão observados ainda, os seguintes parâmetros construtivos para as edificações: Índice de aproveitamento de 1,2; Taxa de Ocupação de 60%; Taxa de Permeabilidade de 20%; APL 5,00m; e AF e diretrizes viárias de acordo com a legislação vigente. A publicação no Diário Oficial Eletrônico ocorreu na quarta-feira (21). (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul/Morgana Perini) 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul/Morgana Perini