Notícias

Presidente da CIC acompanha apresentação da situação atual do aeroporto em Vila Oliva

Gerais

Publicado em 01/12/2016

Nelson Sbabo participou de reunião entre Prefeitura de Caxias do Sul e técnicos da Secretária da Aviação Civil - Foto: Ícaro de Campos
Nelson Sbabo participou de reunião entre Prefeitura de Caxias do Sul e técnicos da Secretária da Aviação Civil - Foto: Ícaro de Campos

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Nelson Sbabo, acompanhou nessa quarta-feira (30) a visita de técnicos da Secretaria da Aviação Civil à Prefeitura de Caxias do Sul. Na ocasião, o diretor de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, Eduardo Henn Bernardi, o coordenador-geral de Planejamento da Secretaria de Aviação Civil, Marcio Maffili Fernandes, ambos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, e a diretora do Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul, Ligia Vilagran Barreto Alves, apresentaram a situação atual do andamento do projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva.

Conforme Eduardo Henn Bernardi e Marcio Maffili Fernandes, o processo começou nos anos 2000 mas agilizou a partir do ano passado. Segundo eles, Caxias do Sul é uma prioridade no projeto de aviação do governo federal, e o Rio Grande do Sul apontou o aeroporto de Caxias como o segundo prioritário no estado com base em estudos e históricos da origem dos passageiros que embarcam no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Passo Fundo foi considerada a primeira cidade prioritária.

Para 2017, o próximo passo são as desapropriações da área, cujos recursos são um compromisso do governo do estado, conforme consta no ofício nº 078/2014/GG/RS, do Gabinete do Governador, de 9 de maio de 2014. Além disso, os compromissos da Prefeitura de Caxias e do governo do estado são a adequação do Plano Municipal ao projeto para dar proteção ao entorno da área do novo aeroporto, o acesso viário e levar eletricidade e água até o local. O Samae já trabalha para providenciar água da Estação de Tratamento de Água Morro Alegre (Marrecas), localizada em Vila Seca.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias