Notícias

Marcopolo, Senac e Toca dos Tocos são as vencedoras do 1º Prêmio de Inovação da CIC

Projetos e Inovação

Publicado em 10/11/2016

Petras, da Marcopolo, Patricia, da Toca dos Tocos, e Spadetto, do Senac: inovação que rendeu troféus - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Petras, da Marcopolo, Patricia, da Toca dos Tocos, e Spadetto, do Senac: inovação que rendeu troféus - Foto: Giovana Schmitt/CIC

“Temos, sim, um perfil empreendedor e inovador, e estamos felizes que sejam empresas da Serra”, afirmou a coordenadora da Diretoria de Projetos e Inovação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Grasiela Tesser, pouco antes de anunciar as três organizações vencedoras do 1º Prêmio de Inovação da CIC. Marcopolo, Senac Caxias do Sul e Escola Infantil Toca dos Tocos concorreram com outras 14 empresas inscritas e sagraram-se campeãs da premiação entregue durante a programação do 7º Fórum de Inovação, nesta quarta-feira (9).

A Marcopolo ficou em primeiro lugar ao apresentar a inovação “Easy Boarding”, um dispositivo de poltrona móvel. A solução foi desenvolvida para criar uma alternativa de acessibilidade, no embarque e desembarque, que proporcione maior conforto e segurança a cadeirantes e pessoas com as mais variadas dificuldades de locomoção, causando o menor impacto possível na operação dos serviços de transporte. O produto é destinado à aplicação em ônibus de transporte rodoviário e fretamentos e visa atender a exigências previstas pela legislação brasileira e internacional. O troféu foi entregue ao gerente de Design e Inovação, Petras Amaral Santos.

 O Senac Caxias do Sul ganhou o segundo lugar ao apresentar o flaconete de soro fisiológico, em que o produto será utilizado em um procedimento posterior à administração do medicamento, para que nenhum resíduo permaneça na linha de infusão. A inovação evita perda de parte da dose prescrita e a interação medicamentosa entre dois fármacos que poderiam se encontrar no dispositivo de infusão. O troféu foi entregue ao diretor, Emerson Spadetto, e à enfermeira Thailise Azeredo da Fonseca.

Já a inovação apresentada pela Toca dos Tocos rendeu o terceiro lugar à escola infantil ao apresentar um aplicativo móbile, que substitui a agenda física na escola, com o objetivo de estabelecer uma comunicação inteligente em tempo real entre escola e pais, permitindo visibilidade e engajamento. O aplicativo permite que os pais acompanhem a rotina dos filhos na escola: refeições, hora do soninho, trocas de fraldas, medicamentos e observações das atividades escolares. A diretora Patrícia Pasquali foi quem recebeu o troféu pela Toca dos Tocos.

O 7º Fórum de Inovação foi realização da CIC, por meio de sua Diretoria de Projetos e Inovação, que, além de Grasiela Tesser, é formada pelos empresários Carlos Bertotto, Carlos Michelin e Silas Neves, teve como objetivos oportunizar conhecimentos e informações sobre inovação e empreendedorismo e aproximar os empresários das novas ferramentas de gestão, tecnologia, comunicação e produtividade, além de promover negócios e troca de experiências em busca do empreendedorismo saudável. Com o tema “Empreendedorismo criativo: inovação como estratégia de virada”, o evento reuniu executivos da Inova Consulting, Embraer, Centro de Inovação C.E.S.A.R, Empodere-se, Óticas Carol e Plataforma Digital 4All. Além das palestras e painéis, o Fórum contou com três workshops simultâneos.

“Foi um grande evento! Nossos empresários e executivos dedicaram um dia para repensar as estratégias de seus negócios a partir de cases, pessoas e palestras inspiradoras”, observou Grasiela. Em torno de 220 pessoas participaram do Fórum que, de acordo com a vice-presidente de Serviços, Shirlei Omizzolo, debateu um tema importante para o momento. “A entidade quer incentivar que empresas de Caxias e Região se tornem mais competitivas, e a partir do empreendedorismo criativo isso é possível”, ressaltou.

O 7º Fórum de Inovação da CIC contou com patrocínio: Diamante: Under; Ouro:   BRDE, Grupo RBS, Avanti Serra; Bronze: Caixa, NL Informática; Apoio: Cavian, Sebrae, Super 8 e Upworks. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo (MTb6267)

Galeria de imagens