Notícias

Economia de Caxias do Sul cresce 2% em agosto

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 29/09/2016

Números foram divulgados nesta quinta-feira (29), na CIC - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Números foram divulgados nesta quinta-feira (29), na CIC - Foto: Giovana Schmitt/CIC

O mês de agosto registrou alta de 2% na atividade econômica de Caxias do Sul em comparação com julho. Com exceção da indústria, os demais setores da economia apresentaram desempenho positivo em agosto em relação ao mês anterior. Os números do desempenho da economia caxiense foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

A economia local chegou a agosto acumulando queda de mais de 10,7% em 2016. Se comparado com agosto de 2015, a queda é também em torno de 10%, enquanto nos últimos 12 meses o índice de redução é de 16,9%. “Não são números positivos, mas são menos negativos a cada mês na comparação com o ano passado”, disse a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo.

Na análise por setor, a indústria registrou decréscimo de 1,2% na comparação com julho. O comércio, por sua vez, registrou alta de quase 12% se comparado com o mês anterior. No acumulado do ano, o desempenho do comércio ainda é negativo e está na ordem de menos 5,4%. Já o setor de serviços apresentou a alta de 2,2% em suas atividades em agosto em relação a julho. Nos índices acumulados, porém, apresenta quedas: (-8,6%) no ano e (-9,5%) em 12 meses.

Em relação aos postos de trabalho, em agosto foram criadas 133 vagas em Caxias do Sul, repercutindo em leve alta em relação ao mês anterior. Somente o setor da construção civil sofreu baixas. Em julho, eram 161.774 empregos formais; em agosto, este número subiu para 161.907. No acumulado de janeiro a agosto, são 3.653 empregos a menos.

As exportações também cresceram em agosto em relação a julho: 26,3%. Na comparação com agosto de 2015, também houve alta, de aproximadamente 35%. No acumulado do ano, as exportações registraram queda de 6,3%. As importações também cresceram em agosto em relação a julho, mas apresentaram queda de mais de 26% em relação a agosto de 2015. Com isso, o saldo da balança comercial teve desempenho positivo de 34% em agosto sobre julho, com crescimento de 20% no acumulado de janeiro a agosto deste ano e de 14,4% no acumulado de 12 meses.

Os principais destinos das exportações caxienses em agosto foram Argentina, Chile e Estados Unidos. Já as importações tiveram origem da China, Alemanha e Itália.

De acordo com o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Astor Schmitt, os números do desempenho da economia de Caxias do Sul mostram que este é o sétimo mês consecutivo de “despiora”. “Os números vêm melhorando lentamente, mostrando uma tendência consolidada”, afirmou.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, a presidente da CDL, Analice Carrer, o presidente eleito da CDL, Ivonei Pioner, e a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC