Notícias

Entidades da Região pleiteiam plataforma ferroviária para transporte de aço

Gerais

Publicado em 27/09/2016

Encontro realizado em Vacaria com representantes da Rumo debateu a viabilidade de um centro de distribuição - Foto: Marília Gasparini/Divulgação
Encontro realizado em Vacaria com representantes da Rumo debateu a viabilidade de um centro de distribuição - Foto: Marília Gasparini/Divulgação

O presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Nelson Sbabo, participou nesta terça-feira (27), em Vacaria, de uma reunião com executivos da Rumo, companhia resultante da fusão com a ALL Logística, para pleitear o transporte por ferrovia do aço que é consumido pelas indústrias de Caxias do Sul e Região. Hoje, esta importante matéria-prima para a indústria metalmecânica, proveniente de siderúrgicas instaladas no centro do País, chega ao estado via transporte rodoviário, o que aumenta em até 19% os custos de logística, explicou Sbabo. “Fomos em busca de uma solução para o transporte de cargas que reduza os custos e aumente a competitividade das nossas industrias”, enfatizou o presidente da CIC.

Os empresários sugeriram a criação de um centro de distribuição em Vacaria, de onde partiria o aço para abastecer as indústrias da Serra Gaúcha e também de Marau. Segundo Sbabo, o volume de aço manufaturado em Caxias do Sul e Região, que chega a mais de 60% do total consumido pelo Rio Grande do Sul, estimado em 1,5 milhão de toneladas/ano, justifica o investimento da Rumo nesse centro de distribuição.

Além de Sbabo, participaram da reunião os diretores de Infraestrutura e Política Urbana da CIC Delmar Perizzolo e OIivir Viezzer, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Reomar Slaviero, e o ex-presidente do Simecs Getúlio Fonseca. Representando a Rumo, estavam presentes o gerente de Relações Governamentais, Miguel Ângelo Evangelista Jorge, o gerente Comercial Sul Indústria e Líquidos, Daniel Bueno Salcedo, e o gerente da Unidade de Negócios Industrial, Vitor Meiser da Silva. O encontro ocorreu na sede da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria, presidida por Paulo Miguel Lemos Vasques.

Os dirigentes da CIC de Caxias do Sul e do Simecs ficaram de elaborar um estudo detalhado dos produtos a serem transportados via ferrovia para embasar a decisão da Rumo sobre a viabilidade ou não do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC - Jornalista Marta Guerra Sfreddo