Notícias

Economia de Caxias do Sul acumula mais de 12% de perdas em 2016

Economia, Finanças e Estatística

Publicado em 30/08/2016

Números foram apresentados nesta terça-feira (30) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC
Números foram apresentados nesta terça-feira (30) pela CIC e CDL - Foto: Giovana Schmitt/CIC

Economia de Caxias do Sul acumula mais de 12% de perdas em 2016
Números foram apresentados nesta terça-feira (30) pela CIC e CDL

Com um crescimento de 3,2%, a indústria foi responsável pela alta de 1,6% no desempenho da economia de Caxias do Sul em julho, se comparada ao mês anterior. O comércio e os serviços se mantiveram praticamente estáveis na comparação com junho: 0,2% de crescimento no comércio, e 0,3% de queda nos serviços. O acumulado de janeiro a julho mostra que indústria, comércio e serviços apresentaram resultados negativos, fazendo com que a economia local acumule uma queda de 12,3% nos primeiros sete meses do ano. Os números do desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de julho foram divulgados nesta terça-feira (30) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O mesmo comportamento de queda nos três segmentos também foi verificado na comparação entre julho deste ano e julho de 2015 e no acumulado dos últimos 12 meses.

De acordo com o levantamento, em julho, na comparação com junho, o Índice de Desempenho Industrial (IDI/Caxias) foi positivo nos seguintes itens: compras industriais (15,7%) e massa salarial (0,6%). Este crescimento nas compras industriais deve repercutir positivamente no desempenho da atividade industrial do mês de agosto, já que são insumos para a produção.

Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, julho teve desempenho melhor que junho, o que indica que a economia se estabilizou e que o pior da crise já passou. “Esses números vão melhorar lentamente, principalmente porque melhorou a expectativa tanto do consumidor quanto do empresário”.  O vice-presidente de Indústria, Carlos Zignani, também enfatizou que a economia, embora em um nível ainda baixo, está estabilizada. Segundo ele, embora ainda não se perceba reflexos nos negócios, o ambiente está mais otimista.

O mercado de trabalho novamente apresentou retração, com o corte de 909 vagas, a maioria na indústria. No acumulado de 2016, o desempenho é negativo em 2,3%. O mesmo comportamento se verificou nos últimos 12 meses, quando os postos de trabalho em Caxias do Sul caíram 7,3%.

O saldo da balança comercial registrou uma queda de 13,9% em julho em relação a junho com exportações caindo 11,2% e as importações, 3,3%. No acumulado de janeiro a julho, o saldo foi positivo em 11,3%.

A Argentina, com 16,9%, permanece na posição de principal destino das exportações locais. Em seguida vieram Estados Unidos e Chile. Já a China, com 35%, continua o principal país de origem das importações caxienses em julho. Logo após aparecem Alemanha e Itália.

Também participaram da coletiva de imprensa a diretora de Economia, Finanças e Estatística da CIC Maria Carolina Gullo, o economista da CDL, Mosar Leandro Ness, e a assessora do Departamento de Economia e Estatística da CIC, Nara Panazzolo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Material para Download