Notícias

Engenheiro defende ergonomia aplicada nas empresas para melhorar condições de trabalho

Gerais

Publicado em 30/06/2011

Ergonomia foi o tema do Café com Informação do Conselho da Mulher Empresária/Executiva da Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta quinta-feira (30). O mestre em engenharia de produção com ênfase em Ergonomia Sílvio Vitali Junior abordou o assunto. Ele conceitou Ergonomia como sendo o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, com o objetivo de promover intervenções e projetos que visem melhorar de forma integrada e não dissociada a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas.

Vitali ressaltou que a Ergonomia é especialmente lembrada por sua atuação relacionada ao trabalho. "A intenção da Ergonomia é dar boas condições de trabalho para o colaborador gerando eficiência e segurança", definiu. O engenheiro destacou que a profissão atenta para a resolução de problemas como postura, manuseio de materiais, iluminação, layout de mobília e ruídos, entre outros. Mas não são somente os fatores externos que são levados em conta. "Se o funcionário se sente acolhido e bem tratado no seu ambiente de trabalho ele vai adoecer muito menos", defendeu.

O engenheiro apresentou uma lista de motivos para justificar os gastos com as mudanças propostas pela Ergonomia: redução de custos com horas extras, seguros e compensações relacionadas a acidentes ou lesões, de ações judiciais, de faltas por acidentes ou doenças, de desperdícios; melhora na qualidade e na quantidade da produção; promoção de treinamento adicional; aumento de produtividade e de qualidade; e economia de energia, mão de obra e manutenção. Vitali ressaltou ainda os benefícios intangíveis, tais como satisfação do trabalhador, conforto pessoal e aumento da motivação dos empregados. Conforme Anuário Estatístico sobre Acidente de Trabalho no Brasil, em 2008, ocorreram 674 mil acidentes de trabalho no País.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC