CSS Light Web Gallery

Conheça as demandas da CIC

A Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul é uma entidade empresarial integrada à comunidade e que luta pelo desenvolvimento sustentável da região.

Comissão Aeroportuária

Constituída pela CIC, esta comissão atua em prol de melhorias no Aeroporto Regional de Caxias do Sul e pela construção de um aeroporto internacional para passageiros e cargas na Serra Gaúcha.

Comissão Pró-Rota do Sol

Criada pela CIC desde o início das obras, esta comissão lutou pela conclusão da RST-453 e continua trabalhando para obter melhorias na rodovia que liga a região da Serra à BR-101.

Comissão de Energia

A atuação desta comissão busca tratar das questões que envolvem o fornecimento de energia na região.

Comissão do Trem Regional

Esta comissão atua para resgatar a utilização do sistema de transporte ferroviário de cargas e de passageiros como fator de indução do desenvolvimento e da integração regional. Em 25 e 26 de agosto de 2008, a CIC sediou o seminário Serra Gaúcha nos Trilhos. Como resultado das exposições e debates ocorridos durante o evento, os promotores e órgãos participantes registraram em documento as conclusões e próximos passos para o projeto.

Há unanimidade na afirmação de que é urgente avançar em medidas práticas concretas para a retomada do modal ferroviário, integrando transporte de cargas e passageiros e sua conexão com os demais modais de transporte.

Fica definida a Aglomeração Urbana do Nordeste – AUNe como a articuladora e porta voz das demandas regionais sobre as questões da retomada do trem, num processo planejado, coletivo, gradativo e continuado, devendo compor um Comitê de Trabalho envolvendo as instituições promotoras do evento e demais segmentos locais interessados e possíveis assessorias técnicas necessárias. Caberá aos participantes o compromisso de dispor informações e logística referentes aos setores representados. Cabe aos municípios encaminhar soluções para a liberação e proteção da faixa de domínio da ferrovia e de eventuais áreas necessárias à implantação do projeto.

O Seminário do Trem Regional Serra Gaúcha nos Trilhos indica como necessário a elaboração de um projeto básico de viabilidade econômica e social, com levantamento de dados, diagnósticos e propostas, considerando os estudos já realizados, contemplando:

transporte ferroviário urbano e regional, de passageiros, de turismo e de cargas;
integração aos demais modais de transporte: rodoviário, dutoviário, aeroviário e hidroviário (porto de Estrela);
extensão aos demais municípios da AUNe e aos demais municípios que compõem a Região Funcional III – Rumos 2015;
ligações externas à região, conectando com a rede estadual e aos mercados nacionais e internacionais;
utilização de tecnologias sustentáveis; adequação aos aspectos ambientais, sociais e econômicos;
parceria entre as esferas governamentais municipais, estaduais e federais, e a iniciativa privada;
processo de forma planejada, coletiva, gradativa e continuada.

Promotores e órgãos participantes